Hitachi vende sua unidade de produtos químicos e equipamentos médicos por 6 bilhões de dólares.
fontes: Nasdaq website, Fierce Pharma website e Pentax website
A Hitachi do Japão anunciou, no dia 17 de dezembro de 2019, a venda de sua unidade de produtos químicos e negócios de diagnóstico por imagem em um acordo total de 673 bilhões de ienes (US $ 6,2 bilhões), uma vez que o conglomerado industrial japonês está revisando seu portfólio de negócios.
A Hitachi venderá sua participação de 51% na Hitachi Chemical por 494 bilhões de ienes para a Showa Denko. A Hitachi Chemical é fabricante de matérias-primas para semicondutores, monitores e baterias de íons de lítio.
A parte de imagens para diagnóstico da Hitachi está sendo vendida para a Fujifilm Holdings por 179 bilhões de ienes. Esta aquisição é parte do plano da Fujifilm de investir pesado no setor de saúde, por meio de uma série de aquisições, incluindo uma divisão de produtos biológicos da farmacêutica americana Biogen Inc., e duas unidades de biotecnologia da JXTG Holdings Inc.
A Hitachi está entre os conglomerados mais agressivos do Japão na reorganização de seus negócios, vendendo ativos não essenciais e comprando empresas estrangeiras para expandir os negócios digitais.
A PENTAX Medical, em resposta à essa mudança de mãos da Hitachi (um parceiro de longa data em pesquisa e desenvolvimento em Ecoendoscopia – EUS), lançou nota à imprensa afirmando que o compromisso da PENTAX Medical com a EUS permanecerá inalterado. Os usuários das plataformas PENTAX Medical podem contar com o mesmo nível de suporte ao produto e inovação a que estão acostumados. Segundo a PENTAX, a expectativa em relação ao novo dono é que a parceria continue com igual respeito e tratamento para todos os parceiros e clientes da Hitachi, com base em regras justas de concorrência. A PENTAX declara ainda que produtos, serviços e suporte a clientes e parceiros não serão afetados, dando continuidade ao compromisso com este segmento de produtos.
“O ultrassom endoscópico é padrão-ouro para estadiamento e diagnóstico de tumores, para rápido avanço terapêutico”, disse Gerry Bottero, presidente global da PENTAX Medical. “Com nossa mais nova solução inovadora, demonstramos um compromisso claro em fornecer eficiência processual aprimorada e atendimento otimizado ao paciente”.
A PENTAX Medical tem o objetivo claro de expandir o EUS para novos mercados, além de trabalhar com mais especialistas em pesquisa e educação.
“Ao longo de sua história, a PENTAX Medical tem sido um parceiro confiável e preferido para o aprimoramento de técnicas e tecnologias de ultrassom endoscópico, como os endoscópios EUS-J10 *, lançados recentemente. Juntos, nos esforçamos para expandir o procedimento em todo o mundo, por meio de intenso treinamento e esforço educacional. Continuaremos fazendo isso no futuro ”, disse o Dr. Marc Giovannini, chefe de endoscopia digestiva do Institut Paoli-Calmettes em Marselha. “Os ecoendoscópios médicos da PENTAX fornecem as características certas que me permitem elevar os padrões ao tratar meus pacientes.”
O investimento atual e futuro em EUS, bem como a inovação no campo dos procedimentos guiados por diagnóstico e terapêutico, continua sendo um componente essencial da estratégia de longo prazo da PENTAX Medical.