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(Saúde Business.com – Tiago Salgado, matéria na íntegra)

Com a popularização dos prontuários eletrônicos, as informações mais importantes de médicos e pacientes ganharam espaço no mundo digital e foram para a nuvem. Esta iniciativa oferece uma série de benefícios para clínicas e consultórios, sobretudo no aumento de produtividade e qualidade no atendimento, mas também trouxe um receio que incomoda diversas pessoas: será que estes dados tão importantes estão seguros e livres de ataques cibernéticos?

Esta é uma preocupação constante na área. A última pesquisa TIC Saúde, realizada em 2014, mostra que quase metade dos médicos brasileiros (48%) considera “difícil” ou “muito difícil” a implantação de sistemas eletrônicos por conta das preocupações com segurança e confidencialidade das informações. Para reverter essa situação, é preciso apostar em tecnologias que possuem certificações de boas práticas no armazenamento das informações.

A documentação clínica impacta diretamente na vida e bem-estar do paciente – e são os médicos e seus consultórios os responsáveis pela guarda desses dados. Dessa forma, prontuários eletrônicos e demais serviços tecnológicos precisam seguir critérios mínimos de segurança, qualidade, arquitetura, conteúdo e interoperabilidade (capacidade de um sistema interagir com outro). Quanto mais selos o fornecedor tiver, mais confiança ele irá passar para o mercado.

No Brasil, uma das principais certificações na área de tecnologia é a NGS 1 e 2, emitidas pela SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde) em nome do CFM (Conselho Federal de Medicina). Quem conquistar o NGS-2, nível máximo de exigência, não só consegue trazer mais segurança no armazenamento dos dados de acordo com a conformidade legal, como também permite aos usuários assinarem os dados clínicos digitalmente com o certificado digital – elevando a clínica a outro patamar tecnológico.

Em uma época em que o digital está presente em praticamente tudo, ainda são poucos os fornecedores de tecnologia que buscam essas certificações. Os consultórios, por sua vez, também não prestam atenção a esse tema tão importante e correm riscos com os dados dos seus pacientes. Hoje, a informação é um dos principais ativos para qualquer negócio e exige atenção máxima para quem desejar crescer em um cenário cada vez mais competitivo.

Equipe ACS

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