e428b3c58eaf1b27315363d5058d6dd8

Uma estreita faixa de terra de 82 km margeando o oceano, é conhecida como Costa Oeste de Sonoma. Nesta área, onde movimentos tectônicos agitam a região há milhões de anos, está uma das melhores áreas de produção de pinot noir, chardonnay e syrah do mundo. Por essa razão, os produtores locais lutam por oficializar a região como produtora independente ou “AVA” (área vitícola americana). Hoje, a região está classificada mais ampla e simplesmente como “Costa de Sonoma”.

Os produtores da região têm, há anos, tido sérios problemas de identidade com a atual denominação, aprovada em 1987 pelo Departamento de Comércio e Imposto sobre Tabaco e Álcool (TTB). Por ser abrangente demais, não distingue bem as diferentes qualidades e peculiaridades de cada vinícola. Por essa razão, o título “Costa de Sonoma” não é exatamente um atestado de confiança e sabor de determinado vinho. Só a distância de mais de 50km do litoral, faz com que algumas vinícolas sofram menos a influência do oceano pacífico, com temperaturas mais quentes. Isso faz com que pinot maduros e chardonnays mais terrosos fiquem na mesma categoria.

Para a mudança de nome da região, há ainda um caminho a percorrer. Após recomendação do TTB, o Departamento do Tesouro Americano fará uma avaliação do impacto econômico desta mudança na região e após, o pleito será submetido à audiência pública por 60 dias.

fonte: adaptação, matéria do Valor Econômico, 03/09/2018

Equipe ACS

Author Equipe ACS

More posts by Equipe ACS

Leave a Reply