O Serviço de Endoscopia do Hospital São Francisco, de Mogi-Guaçú (SP), caminha para ser uma das principais referências em atendimento para procedimentos terapêuticos minimamente invasivos na região.
Ao final da residência médica, no Hospital Sírio Libanês (SP), tudo convergia pra que o destino do Cirurgião do Aparelho Digestivo e Endoscopista João Conrado dos Reis fosse a cidade de Santos, na Baixada Santista, mas não foi. Voltou para sua cidade natal, Mogi-Guaçu, com o firme propósito de tirar a Endoscopia local da fase do fibroscópio e imprimir um ritmo inovador à especialidade na região. Essa nova etapa se deu com a aquisição do primeiro equipamento de videoendoscopia, em 1996.
Passados 20 anos, a escolha se mostrou acertada. Há dois meses, funciona no segundo andar do Hospital São Francisco o mais novo serviço de endoscopia da cidade de Mogi-Guaçu, coordenado pelo Dr. Conrado e sua equipe. O serviço conta com instalações modernas e confortáveis e um portfólio de exames cada vez mais alinhado com o que existe de mais atual em Endoscopia Terapêutica. Segundo o Dr. Conrado, nos 5 boxes individualizados são realizados mais de 300 endoscopias e 180 colonoscopias por mês e o serviço está preparado para mais.
“Depois de 11 projetos, conseguimos chegar no patamar de excelência que queríamos, atendendo a todas as exigências da ANVISA. Hoje conseguimos fornecer um serviço dinâmico, seguro e de qualidade ao nosso paciente, tanto na endoscopia, quanto na colonoscopia e broncoscopia, em instalações cuja hotelaria prima também pelo bem estar nos pequenos detalhes”, explica Conrado.
Ainda segundo Dr. Conrado, todo o material utilizado no serviço é descartável, obedecendo rigorosamente às RDCs. “Seguramente somos o único serviço de endoscopia da região onde absolutamente todos os procedimentos contam com a presença de um Anestesiologista. É tranquilidade para o paciente e segurança para o médico na realização do procedimento, seja qual seja a complexidade”, acrescenta.
João Conrado é apaixonado por “running” há mais de 20 anos e pela fotografia a pouco mais de 5 anos. Dessas duas paixões, emprestou ao trabalho a disciplina pelo planejamento, a paciência e a capacidade de relaxar, mesmo em momentos de extrema tensão.
“O médico é um profissional exigido ao extremo. Falhas são inaceitáveis. A corrida de rua me ensinou que, para chegar ao final, há que ter um bom plano e muita calma. Essas são virtudes importantes para o fotógrafo também. Na fotografia, a luz é a responsável por mostrar a beleza do que vemos. E não podemos mandar na luz, há que se esperar o momento certo”, pondera.
Adepto contumaz da medicina com base em evidências, Dr. Conrado acredita que a Endoscopia Terapêutica está em franca expansão, dada à capacidade resolutiva, aos avanços tecnológicos e diminuição de riscos e custos, tanto para o paciente quanto para o médico e o hospital.
Para saber mais sobre o Hospital São Francisco e o Serviço de endoscopia, acesse O site clicando AQUI.