A Neuralink, do mega empresário Elon Musk, foi autorizada pelo FDA a seguir com estudos do sua nova tecnologia em humanos. A empresa está desenvolvendo um implante cerebral que tem como propósito ajudar pessoas com doenças neurologias e paralisias.
Fundada em 2016, a Neuralink é uma startup especializada em neuro tecnologia e fabrica microchips de alta complexidade para esta finalidade. Esta tecnologia permite a conexão direta e quase instantânea entre seres humanos e a robótica. O chip será capaz de registrar a atividade neural e estimular regiões específicas do cérebro para ajudar pacientes com deficiência a se mover e se comunicar novamente. Uma vez instalados, os eletrodos são capazes de ler os sinais químicos elétricos enviados por nossos neurônios enquanto eles comunicam-se entre si. O propósito é de reverter doenças até então incuráveis, como a cegueira e a paralisia.
A Neuralink vem sendo investigada de perto pelo governo americano por práticas que implicariam em violações do bem-estar de animais durante os experimentos. Em março de 2023, o FDA havia desautorizado seguir adiante, devido a uma série de preocupações. Dentre elas, o potencial de os pequenos fios do implante migrarem para outras áreas do cérebro e a possibilidade da remoção do dispositivo causar danos ao tecido cerebral.
Segundo agência Reuters, ao todo, a Neuralink já teria matado mais de 1.500 animais desde 2018, entre ratos, camundongos, ovelhas e outras cobaias.
fonte: Reuters