A farmacêutica norte-americana Pfizer confirmou, esta segunda-feira, estar interessada em adquirir a rival britânica AstraZeneca,negócio que, a concretizar-se, seria o maior de todos os tempos no setor farmacêutico, informa o jornal Público.
Numa declaração oficial, a Pfizer admite que deu informou do seu interesse pela AstraZeneca em Janeiro, mas a farmacêutica recusou a avançar com as negociações. Seguiram-se, então, várias reuniões, sem resultados concretos. Em 26 de Abril, a Pfizer voltou a abordar a empresa que, uma vez mais, declinou a proposta.
A proposta de aquisição surge numa altura em que a atividade de fusões e aquisições na Europa regressou em força este ano, com crescimentos de 60% em comparação com 2013. Este mercado já terá movimentado 217 bilhões de euros e, no setor farmacêutico, a operação mais recente juntou a Novartis ao negócio de medicamentos oncológicos da GlaxoSmithKline, numa operação avaliada em 16 bilhões de dólares, cerca de 11.600 bilhões de euros.
A transação faz parte de um acordo mais vasto entre as duas empresas (das maiores do mundo) e inclui a compra, pela GlaxoSmithKline, do negócio de vacinas da Novartis.
fonte: Público