Extraímos do site da Roche a matéria, na íntegra, sobre o que efetivamente precisamos saber sobre esta que ainda é uma das doenças que mais tira vidas no mundo.
O câncer de mama é o câncer mais comum entre as mulheres. Cerca de 1,67 milhão de novos casos são diagnosticados em todo o mundo e mais de 500.000 mulheres morrem da doença a cada ano. 1 Isso significa que uma mulher é diagnosticada com câncer de mama em algum lugar do mundo a cada 20 segundos e mais de três mulheres morrem de câncer de mama a cada cinco minutos em todo o mundo.
Ao contrário da crença comum, o câncer de mama não é apenas uma doença
Existem vários tipos de câncer de mama, que podem ser classificados com base nas proteínas (conhecidas como receptores) que revestem a superfície das células cancerosas. Essas proteínas desempenham um papel importante no desenvolvimento do tumor, sinalizando as células para crescer e se dividir.
Saber o tipo de câncer de mama de uma paciente ajuda a determinar a abordagem de tratamento mais eficaz e o curso provável da doença
Cada tipo de câncer de mama é identificado pela presença ou ausência de três receptores encontrados na superfície das células: o receptor de estrogênio (ER), o receptor de progesterona (PR) e o receptor de fator de crescimento epidérmico humano 2 (HER2). Quando diagnosticadas, as pessoas podem ser confirmadas como positivas ou negativas para mais de um desses receptores.
Câncer de mama positivo para receptor hormonal (HR)
O câncer de mama HR-positivo é o tipo mais comum de câncer de mama, correspondendo a aproximadamente 80% dos casos. Os cânceres de mama são considerados HR-positivos quando as células tumorais produzem quantidades anormais de receptores para os hormônios estrogênio e / ou progesterona. Como esses hormônios sinalizam para as células crescerem e se dividirem, ter muitos receptores na superfície de uma célula pode causar crescimento descontrolado e a formação de um tumor. Os cânceres de mama HR-positivos são comumente tratados com medicamentos, conhecidos como terapias hormonais, que bloqueiam a atividade de ER e / ou PR, ou que reduzem os níveis hormonais.
Câncer de mama HER2-positivo
O câncer de mama HER2-positivo – caracterizado por células que superproduzem a proteína HER2 – representa aproximadamente 20% de todos os cânceres de mama. Esse tipo de câncer de mama pode ser particularmente agressivo. Se não tratada, está associada a uma progressão mais rápida da doença e menores chances de sobrevivência em comparação com a doença HER2-negativa (ou seja, células de câncer de mama que são revestidas com quantidades normais da proteína HER2). Hoje, existem tratamentos disponíveis que visam especificamente o HER2, bloqueando os sinais que fazem com que as células cancerosas cresçam e se multipliquem.
Câncer de mama triplo-negativo
O câncer de mama triplo-negativo (TNBC) é uma forma rara de câncer de mama, representando cerca de 10-20% de todos os cânceres de mama. É um tipo de câncer de mama que carece de receptores de estrogênio e progesterona e não superproduz a proteína HER2. Os mecanismos que impulsionam esse tipo de câncer são, portanto, amplamente desconhecidos, o que o torna um tipo de câncer de mama particularmente difícil de tratar. Embora os pacientes possam responder à quimioterapia, em geral, as opções de tratamento são limitadas e o prognóstico costuma ser ruim.
É importante saber o tipo de câncer de mama de um paciente, porque embora alguns tratamentos, como cirurgia e radioterapia, possam ser semelhantes em diferentes tipos de câncer de mama, os tratamentos com drogas, como quimioterapia, terapia hormonal e terapias direcionadas, diferem entre os tipos de câncer.
O câncer de mama também é diagnosticado e tratado de acordo com seu ‘estágio’
Quando diagnosticados, os pacientes serão informados do ‘estágio’ do câncer de mama. Isso indica quão grande é e quão longe se espalhou (se houver). O estágio é importante porque ajuda os especialistas em câncer a decidir sobre o melhor tratamento para um paciente. Geralmente, quanto mais avançado estiver o câncer, mais difícil será o tratamento e pior será o prognóstico.
Câncer de mama precoce (eBC) e câncer de mama avançado (aBC)
A maioria dos casos de câncer de mama é diagnosticada em um estágio inicial, antes que o câncer se espalhe para além da mama. 8,9 Quando tratado nesta fase inicial, o câncer de mama pode ser potencialmente curável. A abordagem do tratamento com eBC é abrangente e pode envolver o tratamento antes e depois da cirurgia para remover as células cancerosas e prevenir seu retorno.
Infelizmente, alguns pacientes são inicialmente diagnosticados com um estágio avançado da doença ou vêem o câncer retornar e piorar após o tratamento inicial para eBC. Para pacientes cujo câncer se espalhou para outras partes do corpo, como o cérebro ou o fígado, a cura, infelizmente, não é mais uma possibilidade. O objetivo do tratamento para pacientes com aBC é prolongar a vida tanto quanto possível, ao mesmo tempo que tenta manter os pacientes se sentindo o melhor possível, gerenciando os sintomas e os efeitos colaterais do tratamento.
Diagnosticar e tratar o câncer de mama precocemente, antes que ele se espalhe, pode oferecer a melhor chance de cura.
fonte: site Roche, matéria na íntegra.
Para ver original, basta clicar aqui.